Histórico


Histórico da EBM Prefeito Antonio Treml:
Em 18 de abril de 1986 pela Lei 143/86 foi criada a Escola Reunida Municipal “Prefeito Antonio Treml”.
Seu patrono o ex-prefeito Antonio Treml, homem de larga experiencia, em 1947 foi Prefeito em São Bento do Sul.
O senhor Antonio Treml ingressou na política indicado pelo seu pai ex-vereador e pelo Dr. Pedro Raimundo Cominese.
Antonio Treml nasceu em São Bento do Sul no dia 23 de março do ano de 1909, em virtude do falecimento de sua esposa, casou-se novamente; do primeiro matrimônio, teve os filhos: Aroldo, Adalberto e Verena; do segundo casamento com a senhora Florisbela teve um filho, Tony.
Seus pais, ambos falecidos, João e Emma Treml, sempre o ajudaram e incentivaram nas questões pertinentes a política.
Trabalhou na extinta EMPRESUL, hoje conhecida como CELESC, construindo barragens;
Na sua juventude foi músico participante da BANDA TREML, durante cinco anos; no exercito seu dom musical e seu porte físico deram-lhe a ascensão na carreira, sendo interrompida através da solicitação de seu pai o qual adquiriu negócio requisitando sua ajuda.
Sua atuação como prefeito se deu em 1947, quando nomeado para o cargo, substituto legal do prefeito Romão da Silva no período de 19/04/1947 a 27/11/1947.
Nesta época muitas estradas foram abertas, sob forma de mutirão, utilizando recursos existentes na época como: carroça com tração animal, arado puxado por bois entre outros.
Também foram construídas pontes, escolas e até estação rodoviária, sob a forma de colaboração mútua entre Prefeitura e População.
Quase todo o Município foi atendido na sua gestão; as localidades de: Rio das Pacas, Rio dos Bugres, Rio Vermelho, Oxford e Serra Alta, foram as mais beneficiadas na época.
Todo esse empenho contribuiu para o Desenvolvimento de São Bento do Sul.
Era contra os números exagerados de funcionários públicos nas repartições públicas federais, estaduais e municipais; principalmente porque no seu tempo não havia remuneração.
Possuidor de muitos títulos e diplomas por serviços prestados à população de São Bento do Sul.
Católico e festeiro com a ajuda de sua esposa; foi membro fundador da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento do Sul.
Faleceu em 17 de fevereiro de 1983 aos 73 anos, vítima de acidente no Rodovia SC 280.
A Escola Básica Prefeito Antonio Treml foi inaugurada no dia 20 de setembro de 1985, contando com as presenças do prefeito municipal dr. Genésio Tureck, e o sr. Afonso Pscheidt que era o vice- prefeito, também estavam presentes a diretora do departamento de educação e cultura sra. Orita Fernandes do Amaral bem como as honrosas presenças dos familiares do patrono da escola sr. Antonio Treml.
Na ocasião a professora responsável Bernadete Stiegler fez um agradecimento especial a administração municipal pela construção desta escola que veio tornar viável que muitas crianças em idade escolar tivessem a instrução primária sem precisarem se locomover muitos quilômetros sob forte sol e chuva, a mesma também enfatizou sobre a necessidade de toda a comunidade colaborar com a conservação da escola já que a mesma foi construída com objetivo de servir a comunidade.
Também se pronunciou o sr. prefeito dr. Genésio Tureck que em outras palavras relatou o fato de nominar a escola em homenagem ao prefeito Antonio Treml, pelos serviços prestados à comunidade São Bentense.
Na época a escola chamava-se escola reunida prefeito Antonio Treml. a escola foi regulamentada no dia 18 de abril de 1986 pela lei municipal n 143, sendo que as atividades foram iniciadas no dia 24 de fevereiro de 1986 com a professora Bernadete Stiegler e 27 alunos de 1ª a 4ª série no princípio suas instalações contavam com duas salas de aulas, uma cozinha, uma secretaria, dois banheiros para alunos e um banheiro para funcionários e uma área coberta.
Após alguns dias a matrícula aumentou para 31 alunos e se fez necessário contratar mais uma professora, Leoni Fuerst, e esta ficou com os alunos de 1ª e 3ª séries e a 2ª e 4ª com a professora Bernadete Stiegler que também era a professora responsável pelo estabelecimento escolar. para conservar a limpeza e preparação da merenda contratou-se a sra. Maria Rorhbacher Grossl.
Desde então a escola não parou de crescer, e em 18 de outubro de 1994, passou a chamar-se grupo escolar municipal prefeito Antonio Treml. Nesta época a diretora da escola era a professora rose Marie Rosa, que permaneceu neste cargo por quatro anos. Em seguida nomearam a professora Cirlei Mychska a qual permaneceu por oito anos. Em 2005, a diretora era Claudia Mara Tureck Muench, finalizando com um quadro de 27 funcionários e 383 alunos. No ano de 2009, foi nomeada diretora a sra. Reilli Guettky Wabersich, contando com um quadro de 32 funcionários e 330 alunos no início do ano; finalizando o ano letivo com 28 funcionários e 316 alunos.
A escola incentivar a arte em todas as áreas, tanto da música, da dança, teatro, poesia, desenho, pintura e esporte, almejando sempre um ensino de qualidade. Resgata-se o folclore, as festas e costumes, com intuito de aproximar comunidade e escola.
No começo as aulas de educação física eram ministradas no pátio da escola, sendo utilizado bolas de borracha, cordas, petecas e joguinhos; no recreio brincava-se de roda tanto meninos quanto meninas, eram mais calmos. hoje percebe-se que não se brinca mais de roda, as meninas passeiam e os meninos correm muito e brincam de lutas, dificilmente brincam com as meninas.
No início a cor da escola era branca com uma faixa verde, cor padrão na época; Depois ela foi pintada de branco com uma faixa marrom, mais tarde a faixa era cinza, na gestão anterior foi pintada de verde com uma faixa vermelha e o restante pra cima branco.
Na época em que a professora Rose Marie Rosa era diretora a escola participou do concurso de poesia, consagrando-se campeã três anos consecutivos isto se deu em 1994.